domingo, 10 de maio de 2009

Anjos

Bom, agora ela está dormindo. Lembro-me de quando era criança, quietinha no bercinho como uma boneca de porcelana. Imaginava seu futuro brilhante! Como era uma garotinha esperta, mexia, abria, ligava, aprendia tudo com muita facilidade, também quebrava tudo da mesma forma.
A víamos crescer...e a medida que nossa menina crescia, nossas esperanças, planos e cobranças também seguiam da mesma forma, muitas vezes mais rápidos que ela própria.
Em todos os anos, esperava surda e ansiosa pelo dia das mães, tão silenciosamente que ninguém imaginava minha curiosidade para ver a mãozinha impressa sobre uma cartinha ou uma apresentação da qual ela recitaria um poema.
Hoje em dia, Luana já não tem mais 10...nem 12 anos. É uma moça bonita, alta, cabelos longos e olhos cor de mel, a mais linda que já vi. Agora aproveita seu último ano na escola,bem na correria. A Lu nunca me deu grandes dores de cabeça e as que deu espero que as broncas tenham sido bem passadas. Mas hoje penso, será que já me perdoou por não tê-la deixado ir na formatura de oitava série ou se deveria a deixar mais solta, dona do seu próprio destino mais vezes? Ou então será que deveria ter dormido tranquilamente nas noites em que saiu com os amigos ou realmente tinha razões para me preocupar? Na festa não tinha mesmo nenhuma bebida, era sua amiga e ela que estavam mais animadinhas? Realmente, nunca chegou perto de drogas como diz?
Talvez tenha cometido pequenos erros em sua educação como falar palavrões na sua frente e deixa-la ver Os Normais, ou erros gravíssimos como falar mal de certa etnia, criando um preconceito, trauma e revolta contra descendentes de alemães por pensar que possam ser nazistas. Porém tarde demais. Os erros são incontáveis - espero que o número de acertos seja maior.
Hoje ela dorme em casa, hoje durmo tranquila e profundamente. Amanhã deixo ir para Fortaleza com os amigos e a verei partir com o meu coração na sua mala durante uma semana. E sei que quando chegar em casa, vou abrir a porta do seu quarto e ver que não arrumou a cama e, muito menos, o varreu ou tirou o pó da estante. Descobrirei também a nota vermelha em matemática. E para meu alívio, uma apostila completa.

E até hoje a única certeza que possuo sobre o fato de ser mãe, a única que todas as mães possuem, é o fato de padecer no paraíso.Filhos são anjos, que nos fazem vivas e conhecedoras do medo, angústia e dor, no paraíso, é claro.

Feliz dia das mães!

Por Carolina Arruda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário